segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que fazer quando a nossa filha se recusa a comer praticamente todos os dias? É que cá por casa estamos a dar em doidos, ela para comer faz sempre um filme, e hoje foi do pior.

18 comentários:

Tânia (Mamã do Santiago) disse...

:(

Essas fases deixam-me doida, cheguei a chorar quando fazia contas ao que ele tinha ingerido...Mas encontrei umas vitaminas tiro e queda ;)

Mamã do Príncipe Pipoca disse...

Não é nada fácil, o meu filhote come bem, em quantidade mas quase todos os dias faz birra para começar a comer. O que faço é levar todos os livros que gosta e vou alternando, conto as histórias, canto, faço as vozes das personagens..e ele distraído vai comendo, o truque no meu caso, é mesmo conseguir distraí-lo, ele distraído come tudo. Não sei se funciona com a Sofia porque como é mais crescida também já sabe mais...pode ser que surjam mais ideias!Paciência, é preciso muita mesmo nestas alturas!

*Carina&Pedro* disse...

Ola!!

Tambem tenho o mesmo problema com o meu filho. Estou como tu, sem saber o que fazer. Ainda ontem foi um filme para o fazer comer, normalmente quando ele nao quer comer damos-lhe fruta e um yogurte (ou leitinho), para nao ficar de barriga vazia, outras vezes deixamos ele brincar mais um pouco e levamos o prato atras dele para ver se come a brincar, as vezes resulta outras nao. Vou esperar por mais comentarios para ver se alguem te uma dica que possa ajudar.
Uma coisa que me disseram e que nao devemos forcar, devemos sim ir tentando de 10 em 10 minutos.

Beijinhos grandes.
Carina&Pedro&Martim

IsabelCunha disse...

Há fases assim... tentem distraí-la com algum dvd que goste ou com alguma brincadeira... sei lá... é sempre mto complicado! Boa sorte! bjs

meninaluaprimavera disse...

pois... nesse aspecto ainda não te posso ajudar!
para lá caminho certamente.
bj

Kristianna disse...

ando outra vez com problemas em postar aqui...:(, diz kkr coisa caso nao tenhas recebodo o meu comentario anterior...beijocas

Vera R. disse...

Linda, o meu Diogo sempre foi um castigo para comer, pelo menos em casa porque no infantário dizem-me que come de tudo. Mas encontrei as vitaminas GellyKids que se colocam no leitinho deles de manhã e à noite e já começo a ver resultados e às vezes é ele que me vem pedir comer. Hoje foi um desses dias, só que ele só pede é guloseimas, mas em vez de um bolo comeu um prato cheiinho de sopa sem reclamar :) Nao perdes nada, experimenta. bjs

Marta disse...

Bem sei o que isso é :S
Na idade da tua podes optar por distraí-la. Com a Nini a partir de uma certa idade comecei a fazer isso. Muita brincadeira, muita conversa e lá lhe ia enfiando a comida.
Ou então pergunta-lhe o que quer e dá-lhe, seja o que for.
Que passe logo...
Bjs

AVOGI disse...

são fases que todos passam. tem calma que tudo muda.
kis :(

Carla disse...

Estou como tu!!!
Já tentei mil e uma coisas e já não sei mais o que fazer!
A educadora diz que no infantário come muito bem e que a maior parte das vezes até repete a sopa...
São fases, mas custam-nos a passar!
Boa sorte!

Mami ( Sónia ) disse...

Obrigada a todas pelo apoio. O mal da Sofia é que não é só uma fase ela sempre comeu pouco ou nada e isso desespera uma mãe, por ela só bebia leite e mais nada. De vez em quando lá vai comendo mas é tão pouco que nem sei como ela tem tanta energia. Já na escola tem dias em que come bem e outros que é um pesadelo... Bem que a distraio com filmes, livros desenhos eu sei lá mas nada. Vou ver se tento então essas vitaminas a ver se resulta!

Kris só recebi este comentário teu mas eu também tenho tido dificuldades em alguns blogs em fazer comentários :(

Beijinhos e obrigada a todas

mama das gemeas disse...

sabes linda as vezes no meu canto pensava se realmente seria tao exagerada como muitas pessoas me diziam. desde pequeninas que eu fui dura na hora de comer..brincar è nas outras horas mas na hora e comer eu impus sempre respeito e gritava de fosse preciso. as pessoas diziam "ai tadinhas sao pequeninas nao faças isso.." as vezes ate me enervava mas hoje gracas a deus vejo que fiz a coisa acertada e nunca mas nunca liguei as pieguices que muitos pediatras tem.se fui dura?talvez.. mas hoje comem tudo e ate tremem se eu revirar sequer os olhos hehehehe e ai de quem leve so a mao a boca na hora de comer, tenho gemeas e dou ao luxo de dizer que nem 5 minutos demoro ao todo a dar-lhes a sopa..parece tipo tropa ahahahah ja ouvi mamas a dizer que se nao querem para nao fazermos festas que hao-de ter fome e ai aprendem que se deve comer a tempo e horas. quanto as vitaminas tambem pode resultar :) boa sorte krida e vais ver que ela entra na linha :)

Mami ( Sónia ) disse...

Mamã das gémeas, eu também a ponho de castigo para ver se ela come melhor, já lhe dei palmadas (detesto) já levantei o tom de voz mas acredita quando ela não quer comer não adianta nada. Ela desde pequena que cospe a comida ou vomita. É uma dor de cabeça que nem imaginas, nós tentamos tudo, hoje por exemplo já comeu tudo o que tinha no prato mas dias destes são raros.
Acho mesmo que não tem a ver com a disciplina mas com o feitio dela. Ela sabe que comigo não pode abusar mas a hora da refeição é uma dor de cabeça de resto ela porta-se lindamente...

kel disse...

Nem sei como te ajudar porque no teu lugar acho que não saberia o que fazer. Graças a Deus a minha come muito bem, nunca tive problemas com ela para comer e por isso não sei as dores de cabeça que estás a ter. Só te posso desejar boa sorte e força.
beijocas

Vera R. disse...

Mami, o meu Diogo é igualzinho à tua filhota. Eu noto diferença desde que toma as vitaminas..bjs

Kristianna disse...

Bem, se eu nao conseguir comentar...da-me uma coisa...
Em mais pequena, vivi com os meus avos, e com a minha tia, que na altura tinha uma menina pequenina...ate eu ja tremia na hora da refeiçao...foi hora que começei a odiar por causa dela...o Come joana, come joana, constante dava-me dores de barriga e cabeça...tentou-se de tudo, vitaminas, medicos, fez-se analises,terapias, psicologos, tudo...pois ela era magrissima...se resultou??? nao, nada...hoje tem 21 anos, continua magra, mas nao magrassima, e continua a comer muito pouco...As vezes temos que perceber que nem todaa as crianças precisam das mesmas quantidades...mas...obvio...comer nada è preocupante...
Bem por isso o meu conselho è imaginaçao!!!
Almondegas em vez de bolinhas, arranja umas formas de fazer biscoitos, e faz umas figuras giras...faz umas salchichas com cabelo...como??' cortas as salsichas em 3 ou 4 enfias uns paus de esparguette ainda crus,uns 5 ou 6, e levas a cozer...ficam com um ar muito engraçado...com um saco de pasteleiro, faz o nome dela no prato com pure de batata...um dia disseste que ela gostava muito de peixe, e douradinhos...da-lhe o que ela gosta nos dias em que sentes que sao mais criticos...e uma coisa tenho a certeza...ralhar ou bater nao vao resolver nadinha...uma pessoa quando nao tem fome, è muito dificil de comer, custa horrores, e prefere mesmo um grito a uma palmeda que se ver obrigada a comer...passei por uma fase aos 23 anos, e a minha mae quase me pedia por favor para eu comer, pk passei dos 70kg para os 48...eu por muito que soubesse que tinha que comer, e que quizesse...na hora da refeiçao, so pensava que preferia morrer, que obrigar-me a comer...e nao, nao estava doente ou anorexica, simplesmente nao conseguia comer...
Nesta fase tens que tzer paciencia...e se for preciso mesmo, leva o prato para a varanda. e da-lho la enquanto ve os carros a passar...
beijuinhos

Kristianna disse...

olha da-me error...mas depois aparece:

O seu comentário foi guardado e ficará visível após a aprovação do proprietário do blogue.
por isso mando o mesmo comentario umas 3 ou 4 vezes...espero k alguma fique...se receberes todos...apaga os restantes

Mami ( Sónia ) disse...

Kristianna o mal é que ela diz que tem fome, ela quer é só beber leite, ontem por exemplo ao almoço já comeu tudo o que estava no prato mas estes dias são raros. Ela prefere ficar com fome a comer isto não é normal. Eu bem que faço o que ela mais gosta de comer mas nem sempre resulta, acredita que é um desespero.